sexta-feira, 16 de março de 2012

Dr. JAN VAN DIJK


Um pouco de história pelo Dr.Jan Van Dijk



Sou considerado como o Padrinho da inclusão dos Calendários na prática educacional de crianças surdocegas. Se este é o caso, então recordo exatamente o tempo quando a idéia nasceu. Há 40 anos atrás, quando eu era um jovem professor, tentando duramente conseguir que uma menina surdocega respondesse. O Padre van Uden, renomado neste tempo por seu “método de conversação” com crianças surdas, observou meus esforços e fez um comentário: “Tente começar um diálogo com a menina”. Eu respondi: “Como posso fazer isto, quando minha menina quase não é consciente de seu passado e de seu futuro, não há nada que nós compartilhemos e deque possamos falar”. Pouco tempo depois tivemos uma reunião familiar e notei que as conversações mais animadas ocorreram quando velhos álbuns de fotos foram trazidos para a mesa. Isto fez “o passado” tão presente e se discutiram idéias de como “o futuro” seria diferente. Eu fui a uma loja que tinha gravatas em um mostruário, o qual podia ser girado. Consegui um e fixei cartões na barra de ferro, um para cada dia da semana. Objetos ou parte de objetos que eram de interesse para minha aluna foram fixados a um cartão. Recordo como se fosse ontem minha excitação quando, depois de umas semanas, minha aluna girou um dos cartões que tinha um pedaço de cortina colado. Entendi imediatamente, ela desejava ir e parar próxima da janela, quando pode sentir a brisa! Estava tão contente que sua expressão tinha sido entendida, que Joyce aprendeu nesta mesma semana seu primeiro sinal para abrir a janela. E o Padre van Uden nos enviou um bolo! Quarenta anos depois, Robbie Blaha escreveu seu livro “Calendários para alunos com múltipla deficiência incluindo surdocegueira”. Eu devo enviar um carregamento de guloseimas para ela e seus colaboradores. Que maravilhoso guia prático para todos os educadores de crianças surdocegas. As idéias teóricas que estão por detrás do uso do calendário que foram difundidas por mim e outras pessoas durante anos, foram feitas de forma acessível e muito sistemática para todos “Para quem quiser iniciar uma conversação com uma pessoa surdocega”. Na educação especial muitas idéias que inicialmente eram muito promissoras, tem desaparecido ao longo dos anos. O uso de CALENDÁRIOS está estendendo-se rapidamente, porque o sistema tem grandes méritos para ambos: para o indivíduo surdocego e seu educador .Proporciona amplas oportunidades de “compartilhar o mundo” com pessoas com deficiências sensoriais múltiplas. Reforça a conversação comum aluno em um nível básico de desenvolvimento, e também para os indivíduos que têm alcançado o nível de simbolização. Assim, penso que amaior fortaleza do SISTEMA DE CALENDÁRIO é que ele é um “Sistema Aberto”. Pode adaptar-se às necessidades da pessoa. Pode ser usado, como Robbie coloca muito claramente, no lar pelos pais ou como nós ousamos agora, nos lugares de trabalho para os surdocegos ou também emlares de idosos com perdas visuais e auditivas. Jan Van Dijk, Ph. D.Sint-Michielsgestel, Paises Baixos

Reconhecimentos 













http://pt.scribd.com/doc/52285138/2/Um-pouco-de-historia-pelo-Dr-Jan-Van-Dijk

quarta-feira, 14 de março de 2012

LINDO SUPERAÇÃO

http://www.youtube.com/watch?v=2TniO96pulY&feature=share



vídeo produzido para trabalho acadêmico da disciplina de órtese e prótese do curso de Fisioterapia. Mostra a força e a superação de pessoas que não sabem o que é a palavra limites... verdadeiros vencedores...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Terapia Gênica


Mãe com deficiência visual conta que viu filhos pela 1ª vez após terapia gênica
Ela sofria de uma rara doença chamada Amaurose Congênita de Leber
Três americanos que perderam a vista na infância relataram uma melhora drástica na sua visão depois de terem sido submetidos à terapia gênica em ambos os olhos.

Em alguns casos, a melhora começou há quatro anos, quando um dos olhos foi submetido à terapia. Agora uma americana falou sobre a emoção de conseguir enxergar pela primeira vez os próprios filhos, depois de passar por terapia no segundo olho.


Os três pacientes tinham uma condição hereditária e rara conhecida como Amaurose Congênita de Leber (ACL) provocada por um defeito no gene responsável pela proteína necessária para a visão.



Tami Morehouse foi uma das três pacientes que recebeu o tratamento nos dois olho

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Benefícios da amizade



                                     Melhor e serem dois do que um, porque têm melhor paga de seu trabalho.
Eclesiastes 4:9.


Cícero foi um dos maiores pensadores do Império Romano. Ele era hábil orador, advogado, político, linguista e escritor. Ainda hoje é lembrado por sua prosa cristalina e sabedoria prática.
Por exemplo, a respeito de ter amigos, ele escreveu: “A amizade melhora a felicidade e abate o tormento, duplicando nossa alegria e dividindo nosso pesar.” Ele compreendeu o duplo beneficio da amizade ao longo da jornada.
Quase mil anos antes, o rei Salomão também escreveu sobre o valor dos amigos. Em Eclesiastes, lemos: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga de seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai porem, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (4:9-10). Certamente, uma vida sem amigos faz nossa estada aqui ser solitária e penosa.
Aquele famoso romano e esse rei judeu estavam certos: Os amigos são importantes, pois servem como confidentes e conselheiros, e ajudam a compartilhar as cargas.
Pense em seus amigos. Você negligencia aqueles que Deus lhe proporcionou para compartilhar suas alegrias e tristezas? Se assim for, procure um de seus amigos para ter comunhão com ele nesta semana. Lembre-se. “Melhor e serem dois do que um...”, porque um amigo pode duplicar nossa alegria e dividir nosso pesar.


                                                                Amigos são flores no jardim da vida.
Eclesiastes 4:9-12





Ivan Machado
Comunidade Cristã Videira
Culto domingos às 9:00, 11:00, 16:00, 18:00 e 20:00h
Para surdos com intérprete as 16:00h
Grupo de Crescimento 18:00h
Rua Elizeu Oriá, 1553 Alagadiço Novo - Fortaleza - CE
+55 (85) 3878.0102/9962.2926/85654254
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ivanguiainterprete@gmail.com
ivanmachado@ccvideira.com.br
http://ivanguiainterprete.blogspot.com


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Asas como a de pomba


...quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso.
                                                                                                                                                 Salmo 55:6
Davi suspirou: “...quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso” (Salmo 55:6). Quanto a mim, edificaria uma cabana nas montanhas ou assumiria o posto de guarda florestal na Amazônia faria uma torre de vigia e ficaria lá em cima. Quando a vida fica pesada para mim, também anseio voar para longe e repousar.
Davi escreveu sobre suas circunstancias abertamente: violência, opressão e contenda cercavam-no por todos os lados, encorajadas pela deslealdade de um velho amigo (55:8-14). Medo e terror dor e tremedeira, ansiedade e agitação o oprimiam (VV.4-5). É difícil imaginar que ele desejasse fugir de tal situação?
Mas, escapar era impossível. Ele não podia entregar suas circunstancias a Deus: “Eu, porem, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei: e Ele me ouvira a minha voz” (VV.16-17).
Sejam quais forem as nossas circunstancias – um ministério penoso, um casamento difícil, desemprego ou uma profunda solidão – podemos entregá-las a Deus. Ele retirou o fardo dos nossos pecados; não retirará o peso das nossas tristezas? Confiamos nEle com nossas almas eternas; não poderíamos confiar nossas circunstancias atuais a Ele? “Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te sustentará...” (55:22).

                              Por Deus se importar conosco, podemos entregar nossos cuidados a Ele.
              
                                                                                                                             Salmo 55:4-22
Ivan Machado
Comunidade Cristã Videira
Culto domingos às 9:00, 11:00, 16:00, 18:00 e 20:00h
Para surdos com intérprete as 16:00h
Grupo de Crescimento 18:00h
Rua Elizeu Oriá, 1553 Alagadiço Novo - Fortaleza - CE
+55 (85) 3878.0102/9962.2926/85654254
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ivanguiainterprete@gmail.com
ivanmachado@ccvideira.com.br
http://ivanguiainterprete.blogspot.com/



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

GLORIFICANDO A DEUS

                                            
[Jesus disse] “disse isso para significar com que gênero de morte Pedro havia glorificar a Deus... – João 21:19
Quando somos ativos e fortes, frequentemente, pensamos sobre como podemos glorificar a Deus por meio de nossas vidas. Mas, fico imaginando se não deveríamos também considerar como glorifica-lo por meio de nossa morte.
Após Pedro negar Jesus três vezes, (João 18:15-27), o Senhor lhe deu uma oportunidade de reafirmar o seu amor (21:15-17). Três vezes, Jesus perguntou: “Pedro, tu me amas? E em seguida, uma surpreendente mudança de assunto, Jesus disse: “...quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porem, fores velho, estenderás as mãos, e outro de cingiras e te levará para onde não queres. Disse isso para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me”(vv18-19). Jesus disse a Pedro que outros o levariam para onde ele não queria ir, no entanto, por aquela maneira indesejada de morrer, ele glorificaria a Deus.
Paulo disse ser sua “...ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida quer pela morte” (Felipenses 1:20).
Podemos honrar e glorificar a Deus quando vivemos – e quando morremos.
João 21:12-19
                          Você é único – projetado para glorificar a Deus de maneira única
.


Ivan Machado
Comunidade Cristã Videira
Culto domingos às 9:00, 11:00, 16:00, 18:00 e 20:00h
Para surdos com intérprete as 16:00h
Grupo de Crescimento 18:00h

Rua Elizeu Oriá, 1553 Alagadiço Novo - Fortaleza - CE
+55 (85) 3878.0102/9962.2926/85654254

O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ivanguiainterprete@gmail.com
ivanmachado@ccvideira.com.br
http://ivanguiainterprete.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PORQUE ELE É BOM

Um dia em São Paulo recebi o convite para trabalho em outro estado a quase 4.000 km, depois de conversar com minha esposa e meus filhos resolvemos aceitar. Despedi-me dos familiares fizemos um churrasco e eu sabia no meu intimo que não voltaria mais, fui até o bairro em que cresci e dei adeus aos meus amigos e vizinhos de anos.
Após minha chegada me instalei e no mesmo mês trou
xe minha família que se maravilharam com o local, morávamos na beira mar e logo na primeira semana me encontrei com um jovem que me olhava muito e veio ao meu encontro e perguntou você é de São Paulo? Disse sim e senti seus olhos brilharem e ele novamente me perguntou você conhece o Jd. Danfer? Disse sim e ele me abraçou dizendo ser dela senti sua carência e a saudade que sentia do nosso bairro e de seus familiares em São Paulo, conversa vai conversa vem descobri que seu irmão tinha estudado comigo na 4ª ano e estava aqui em Fortaleza e tinha a mesma profissão que a minha fui visita-lo quando me deparei com a quase falência da empresa em que ele trabalhava, e alem disso ainda ficaria só, pois seu irmão estava voltando para São Paulo e ele não sabia o que fazer, foi quando eu recebi um convite da Mecesa uma grande empresa que precisava de uma pessoa que tinha suas qualificações, pagaria um ótimo salário. Bem até hoje ele se encontra lá empregado e feliz, aproveitei a ida de seu irmão para São Paulo e enviei presentes aos meus familiares foi muito bom.
Mera coincidência? Ou esses acontecimentos foram bons presentes orquestrados por um bom Deus que ama encorajar Seus filhos? O livro de Provérbios nos diz: “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor...”(20:24). Então vamos “...bendizer-lhe o nome. Porque o Senhor é bom...” (Salmos 100:4-5).

TODO BOM PRESENTE PROVÉM DO PAI.

SALMO 100



Ivan Machado
Comunidade Cristã Videira
Culto domingos às 9:00, 11:00, 16:00, 18:00 e 20:00h
Para surdos com intérprete as 16:00h
Grupo de Crescimento 18:00h
Rua Elizeu Oriá, 1553 Alagadiço Novo - Fortaleza - CE
+55 (85) 3878.0102/9962.2926/85654254

O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ivanguiainterprete@gmail.com
ivanmachado@ccvideira.com.br
http://ivanguiainterprete.blogspot.com/